Se você está prestes a reformar a cozinha e está em dúvida entre ter uma cozinha fechada ou uma cozinha aberta, o post de hoje é pra você!
A cozinha é um canto especial da casa e, por isso, é fundamental que busque alternativas de decoração que tornem esse cômodo bonito, elegante e funcional, aliando praticidade e estilo.
A cozinha aberta é aquela que pode ser totalmente aberta aos demais ambientes ou pode ser a cozinha americana com bancada, onde não há uma separação muito forte com paredes e portas, por exemplo, com outros cômodos da casa. As cozinhas abertas são muito utilizadas em casas que prezam pelo convívio familiar e a integração dos ambientes.
Já a cozinha fechada, assim como o próprio nome já diz, é aquela que tem porta ou que está separada dos outros cômodos da casa, como a sala, por exemplo. O erro mais comum neste tipo de cozinha é enchê-la de armários até o teto e nas duas paredes, para supostamente aproveitar o espaço limite. Porém, quanto mais armários existirem, menor é a sensação de espaço. A dica é misturar armários suspensos em uma parede e uma prateleira no outro, por exemplo, para não “entulhar” o espaço livre do meio.
Ou seja, é importante que você avalie a sua realidade e as possibilidades de reforma da sua cozinha. Aqui não existe certo ou errado, mas sim diferentes estilos de vida.
Tudo vai depender da quantidade de vezes e como você cozinha, se você recebe amigos ou a família em casa, da quantidade de utensílios e eletrodomésticos e se você está disposto ou não a organizá-la dessa forma.
O importante é que esse espaço da casa fique com a sua cara e atenda às suas necessidades!